segunda-feira, 15 de outubro de 2007

A ARTE DE ENSINAR... FELIZ DIA PROFESSOR!!!

Eita que já estou começando... Pra falar a verdade tem dias que eu nem acredito que eu realmente esteja realizando este sonho. Tocar violão... Pego-me pensando se a arte não seria o meu real caminho. Não que eu seja especialista no assunto... Mas é que ela sempre se fez presente de alguma forma de uma parte de minha vida.

Quando criança... lá no ABL (Lá vou eu desenterrar o passado...rs) sempre fomos incentivados a usar a arte! Nunca me esquecerei das aulas da Professora Tânia na quarta série. Não que as outras "tias" não tenham me deixado boas recordações, mas na época dela a escola estava em reforma e nossa turma estudava nos famosos barracões (Eram duas fileiras paralelas de barracos de madeira pintados da cor do colégio que são azul e branco. Chamavamos carinhosamente de barracão por termos estudado lá por um tempo e realmente serem barracos...rs). Ela nos fez viver aquele momento de condições precárias de uma forma tão serena. Sempre usávamos do teatro e da música para apresentar nossos trabalhos.

Lembro-me do dia... que usamos a argila...rs Nossa... Como foi legal aprender geografia criando as formas na argila. As montanhas... os vulcões!!!

E os campeonatos... do professor Jarbas? Que saudade! Animavam nossos recreios...rs Todos aqueles jogos e toda aquela torcida. O medo de jogar contra os grandes e a vontade de ganhar deles...rs

As festas do ABL... Aquele monte de apresentações lá no palco. Músicas, teatro, dança... Sempre foram as melhores festas do bairro. Como eu curti naquele lugar. Nossa... e as gincanas??? Caramba! Minha turma ganhou por dois anos seguidos aquilo. Fomos curtir o Sesc. Eu sem saber nadar quase me afoguei no redemoinho...rs Graças a Deus alguém me salvou...rs

Uma fez... fomos aprender biologia marinha embaixo da ponte. A maré estava baixa e agente pode andar por tudo a ver as espécies marinhas de pertinho com explicação da professora.

E quando fomos no... Ai meu Deus! Como é o nome??? Ah! Lembrei... Planetário da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo). Nossa! Que bom lembrar disso. Aquele céu tão perfeito. Como nossas noites poderiam ser muito mais bonitas se ainda hoje pudessemos ver noites com um céu como aquele. Tanta energia boa ele nos passa. O céu de Povoação ainda é como o céu do planetário.

Nenhum comentário:

Rádio América ES